Visualizações

domingo, 13 de maio de 2007

12 de Maio - Dia de Refletir...


Sábado, dia 12 de maio, foi o dia da enfermagem...

Hoje quero escrever sobre um assunto que muito me instiga: a valorização da Enfermagem, não por parte de pacientes, de médicos, ou das Instituições Hospitalares, mas sobre o valor dado á nossa profissão.

1) O que seriam dos pacientes sem a enfermagem?
2) O que seriam dos hospitais sem a enfermagem?
3) O que seria do mundo sem a enfermagem?

Enfermagem é coisa muito séria e uma arte muito bonita. Os executores de tal arte deveriam pensar mais nisto.
Somos muito importantes no mundo, para a sociedade, para a manutenção da vida, para a promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida dos indíviduos. Lidamos com os limites mais tênues: vida e morte, saúde e doença, tristeza e alegria.
Ás vezes é muito difícil não sucumbir a tantos sentimentos oriundos do nosso trabalho: amor, raiva, tristeza, alegria, compaixão, piedade, dentre outros. Outras vezes sentimo-nos misturados a todo este turbilhão de emoções, o que nos torna ainda mais humanos. Em outros muito momentos, transforma-nos em pedras, por não saber ou por não lidar com a dor.
Freud explica: mecanismos de defesa. Sem perceber utilizamo-nos deles para suportar a carga emocional que nosso trabalho impõe; portanto é fundamental à manutenção de nossa saúde psiquica, poder refletir sobre o que sentimos com relação ao nosso fazer, visto que, muitas vezes adoecemos justamente porque não existem espaços dentro de hospitais onde os trabalhadores possam extravasar suas dores e prazeres. Assim o tempo vai passando e vamos, cada vez mais, fazendo tudo automaticamente, como "TÉCNÓLOGOS', MÁQUINAS!!!
Será que é só isso o que somos, técnicos, máquinsa, objetos programáveis. Tudo o que não somos são máquinas, não somos somente nossas técnicas ou procedimentos ou padrões, assim como pacientes não simplesmente suas doenças, suas dores, seus sintomas, acima de tudo somos SERES HUMANOS em relação com outros SERES HUMANOS. Sentimos, sofremos, vibramos, pensamos, temos orgulho.

Queridos profissionais da enfermagem, da fisioterapia, da medicina, mas principalmente da enfermagem, quando acharem que não somos nada, que os próprios pacientes e colegas de trabalho não nos valorizam, lembrem-se que o respeito e autovalorização começam nas nossas mentes, em nossos corações, se nós não nos valorizar-mos, quem nos valorizará?

Se não lutarmos pelo nosso espaço quem lutará?

A comemoração do nosso dia deve ser marcada, dentre outras coisas, por uma reflexão acerca do nosso papel social, bem como do nosso propósito no mundo, nos hospitais e na vida das pessoas que de nosso trabalho necessitam.

Hospitais não existiriam se não existisse enfermagem!

Cada um tem seu papel, cada papel tem sua importância e relevância. Nós enquanto profissionais, tecnólogos e cientistas da enfermagem, temos valor e importância, mas nós, primeiramente, precisamos enxergar esse valor em nosso fazer, ninguém mais o fará se não nós mesmos!
E só para não esquecermos, somos muitos, não somos poucos, mas não somos um grupo se não pensarmos em grupo. Pensando de maneira solitária, somos só mais um número...

Uma boa semana da enfermagem à todos!

Abçs, Lady Lucy

Nenhum comentário: