Visualizações

sábado, 19 de março de 2011

Eu, a Síndrome de Burn Out e Mandala da Vida



Enquanto trabalhava na enfermagem senti muitas coisas e somente mais tarde fui compreender do que se tratava...

Muitos dizem que Síndrome de Burn Out é um mal que tem a ver com o trabalho, eu diria que penso que todos os sintomas que se descreve sobre esta crise tem a ver também com o própria pessoa, ou seja, ela já tem uma predisposição ao desgaste antes mesmo de trabalhar e o trabalho por sua vez acaba trazendo a tona certas características que não gostamos muito de entrar em contato.

Uma coisa, que eu experimentava muito enquanto trabalhava na Semi Intensiva era a impotência, adorava cuidar de pacientes agudo, pois estes dialogavam comigo. Porém percebia que eu e alguns outros colegas não gostávamos muito de cuidar de pacientes crônicos, por que este é um tipo de paciente que você faz, faz, e não consegue ver a melhora dele, porque na verdade o que fazemos por estes pacientes é dar manutenção para que ela permaneça vivo, são pacientes que tem uma prescrição médica imensa, que você tem que ficar aspirando, muitas vezes acabamos de fazer a higiene e em seguida necessitamos fazer outra, as famílias também são muito complexas, exigentes, por que já estão calibradas, já entendem um pouquinho mais da vivência hospitalar, então, eles sabem um pouco mais sobre o que podem exigir.

Todo dia, vivenciar tudo isto, vai gerando desgaste para nós profissionais de saúde e aquele desejo que sempre nos animou, de cuidar, de dar assistência a melhora do paciente, vai minguando, e de repente despertamos para uma triste realidade, estamos ficando com um humor deprimido, ansiedade, não vemos a hora de ir embora, mas encontra-se aqui uma reflexão, quando não vejo a hora de ir embora, pergunte-se: "Do que estou querendo ir embora, do que estou querendo me livrar?

Outra coisa que hoje que estou fora da enfermagem percebo é que a enfermagem ocupa um espaço muito grande de nossas vidas, passamos o dia cuidando dos outros e muitas, muitas vezes nos abandonamos, deixamos nossas necessidades de lado, perdemos o pique de sair, de se divertir com amigos, em troca de ficar em casa "descansando", porém a vida é um todo, precisamos cuidar de tudo, equilibrar todas as forças em nosso ser. Temos que trabalhar sim, mas também temos que viver, cultuar o belo e o bom, por que se não, após anos e anos vendo doença e sofrimento, conseqüentemente vamos desacreditando de coisas que antes nos faziam muito sentido.

Cuide do outro, mas principalmente cuide de si!

E para que você possa avaliar sua vida e observar onde está depositando mais energia, segue um anexo, que usamos muito no "coaching", que se chama mandala da vida, no início deste artigo.
Quando for preenchê-la, utilize-se de lápis de cor, e numa escala de 0 a 10, classifique cada parte da pizza, respondendo a pergunta de cada pedaço e finalmente você poderá ter uma visão geral de como anda sua vida, como você vem se administrando, se está colocando mais energia em uma área em detrimento de outra. A partir disto será possível incrementar mudanças.

Necessitamos estar como estes meninos na primeira mandala, um sincronizado com o outro, sem um o outro não consegue estar na roda, no todo. Se você não cuidar de cada área de sua vida, seu prazer em trabalhar pode acabar prejudicado.

Por favor, aqueles que divergirem de meu ponto de vista, por favor mande comentários, mande-me emails, vamos comentar!

Se tiver dúvidas entre em contato comigo, terei prazer em orientá-lo (a).

Abraço,

Lady Lucy


Um comentário:

Unknown disse...

N somos todos iguais Pq temos como se fossemos um único ser?