Visualizações

segunda-feira, 7 de março de 2011

Enfermagem e Espiritualidade

O que será que Espiritualidade tem a ver com enfermagem?

Tudo!

Espiritualidade tem a ver com a pessoa humana, um modo de viver que busca alcançar a plenitude em direção a Transcendência da matéria.
Não está ligada à religião, é uma característica do ser humano, sinônimo de libertação.
É um viver desapegado, livre de julgamentos, praticando o amor incondicional. É estar inserido e vivendo um tempo, não o passado, nem o futuro, mas o presente, o maior presente que já recebemos: o Aqui e Agora!

Vivemos num mundo que nos afasta do que realmente somos, de nossa verdadeira essência, do que nos faz Ser.

Em meu consultório de psicologia tenho um bauzinho, no fundo do mesmo existe um espolho, de forma que quando as pessoas o abrem, tem uma surpresa, veêm a sua imagem refletida no mesmo.
Sempre que as pessoas ficam perdidas sobre quem elas são, peço para que elas abram, pois lá dentro está o maior presente que a vida lhes deu: Si Mesmo!

A maioria de meus pacientes diz: "Um espelho?!!!!!!"
"Eu não vejo nada, só um espelho!"

Bem, como isto quero explicitar o quanto as pessoas tem uma imensa dificuldade em se reconhecer como um presente, como um ser sagrado, como importante para o Todo!

Assim sendo a Espiritualidade tem tudo a ver com a Enfermagem, profissionais de enfermagem devem aprender a cultuar-se como seres sagrados e enxergar no doente um ser sagrado, que aquele corpo ali deitado e adoentado é muito mais do que um corpo, é um Ser, um Semelhante, que merece todo respeito, que merece ser reverenciado para que se lembre que ele também é sagrado, que ele é importante para o Cosmos, para o Planeta.

Lidamos com coisas muito maiores do que podemos imaginar. Quando cuidamos de alguém estamos cuidando do mundo, pois estamos cuidando para que um ser se reestabeleça e possa voltar a se relacionar com seus semelhantes e a cumprir sua missão no planeta.

Quando cuidamos de um ser humano, estamos cuidando do planeta.

Aprecio muito a teoria do caos, que usa a seguinte metáfora para expressar sua verdade: "O simples bater de asas de uma borboleta aqui pode causar um tufão do outro lado do mundo."

Bem, o paciente que você cuida hoje, é um sujeito dentro de um complexo processo vital, a vida dele tem muita importância para a manutenção do todo, assim como o seu trabalho é uma obra divina.

Portanto, Espiritualidade tem a ver com enfermagem, e com tudo mais:

* Quando seu trabalho é um chamado, uma vocação e não uma obrigação;
* Quando você faz seu trabalho com presença e propriedade;

* Quando você vê o outro como seu semelhante e o trata com amor incondicional;

* Quando você procura observar o que existe de aprendizado na experiência do cotidiano, este deixa de ser uma correria e passa a ser Pura Presença;

* Quando o burburinho das pessoas, as reclamações dos pacientes não te tiram do sério, pois você consegue enxergar em tudo uma oportunidade de aprendizado;

* E quando você perde a paciência, você consegue ser benevolente consigo mesmo, pois se reconhece um também ser humano, dotado de fragilidades e potenciais;

* Que você sempre tem a oportunidade de levar uma palavra de ânimo e de ir além do cuidado mecânico;

* Que às vezes o melhor remédio é ouvir, não apenas escutar, mas ouvir com os ouvidos da alma;

* Que a sua presença é o melhor medicamento que o paciente precisa;

* Que você sempre pode escolher o tipo de profissional que quer ser: Aqui e Agora!

Espiritualidade é extrair sabedoria, como a flor de lótus que nasce lindamente no meio do pântano!

Como diria meu amigo Paulo Sérgio: Fique na paz!

Lady Lucy

Nenhum comentário: