Visualizações

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Saúde Mental da Enfermagem

Caro amigo da Enfermagem,

Como é que você tem vivido a vida?
Você sabe quem você é?
Tem noção do seu valor?
Você passeia?
Cuida do seu corpo e da sua saúde?
Gosta do que faz ou faz pelo dinheiro?
Você dorme bem?
Tem uma prática espiritual?
Como cuida da sua mente?
E do seu espírito?

Cuidar do outro é o seu trabalho, mas e de você você tem cuidado?
É fácil falar para o paciente não faça isto, ou faça isto porque é bom para você, mas você pessoalmente não cuida da sua própria saúde, não tem noção de você mesmo!

Para cuidar bem do outro, precisamos estar completamente lúcidos de nós mesmos, portanto seguem umas dicas, que aprendi ao longo da vida e que procuro seguir hoje:

*Acorde de manhã e determine como deseja que seja o seu dia!

*Quando chegar no banheiro (acho que vc vai escovar os dentes e deve ter um espelho no seu WC, né?) mire seu rost, olhe no fundo dos seus olhos, e dê um sorriso, diga para você mesmo: "Você é muito importante para mim, eu te amo!"

* Tenha certeza de que seu corpo é sua morada, seu templo sagrado, "se você não cuidar do seu corpo, onde vai morar no futuro?"

*Alimente-se bem, você merece isto!
Seu templo também!

*Coloque uma meta de fazer algum exercício, se alongue, comece a fazer caminhada ou vá para a academia, mas exercite-se!
Você merece este cuidado!

*Medite, nem que seja por 10 minutos, feche os olhos, concentre-se na sua respiração, observe o fluxo do ar que entra e saí, compre o livro do Daniel Goleman, que vem acompanhado por um CD sobre formas básicas de se meditar.

*O melhor horário para se meditar é pela manhã, ao começar seu dia.

*Procure sempre fazer um balanço do seu dia e observar o que aconteceu de mais marcante e o que aprendeu com aquela experiência;

*Procure estar atento com o que cada situação demanda de você:
Ás vezes temos pacientes que nos ensinam a arte da paciência, outros nos ensinam a arte do amor, outros a arte do desapego, etc. Esteja atento a isto!

* O livro do Eckhart Tolle - O Poder do Agora, ou O Poder do Perdão, fala muito sobre estar presente no Aqui e Agora, pois isto é tudo o que temos: este momento. Passado não existe mais, já passou, o futuro ainda não existe, o que existe é o momento presente, este é o seu presente!

* Dulce Magalhães em seu livro: "Disciplina para indisciplinados fala-nos sobre uma porção de coisas úteis para se viver com presença, tem uma definição dela que eu amo especialmente: "Disciplina é a escolha de um caminho pessoal, da construção da própria jornada, da formação da história da individualidade e a vivência do mito pessoal. Disciplina é a arte de educar a si mesmo, é um processo de autoconsciência, de tornar-se DeSiPleno"
Portanto caro colega tenha uma disciplina, torne-se pleno de si mesmo, torne-se quem você é!

* Você vive para trabalhar ou trabalha para viver, para ter prazer, para er conforto?

* Se você tem vivido para trabalhar e não tem tempo para o prazer, para se divertir, então você está com sérios problemas. A vida não pode se resumir a trabalho.

*Quem trabalha na enfermagem tem o dever de ter prazer, de se divertir, visto que, lidamos com sofrimentos extremos, para desimpregnar tudo isto da mente e corpo, precisamos viver algo que seja o seu oposto.

*Faça massagens, nosso corpo dói depois de tanto esforço, trabalhamos num lugar que tem uma densidade muito pesada, é preciso massagear o corpo pelo menos uma vez por semana. Os músculos tem memória, nosso corpo tem memórias...

*Viaje de vez em quando, tenha você como meta!

*Curta sua família, seus amigos, dê boas risadas. Ria de si mesmo. Se tiver filhos brinque com eles!

*Por favor inclua você na sua vida!

* Seja feliz, se não é, encontre meios!

Forte abraço,

Lady Lucy

Nenhum comentário: