Visualizações

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O sofrimento na enfermagem

Às vezes enquanto trabalhava ficava observando o sofrimento dos pacientes...
Parecia que eu estava externa a tudo aquilo, que eu era só mais um personagem em toda aquela cena. Outras vezes me sentia extremamente consternada e parecia que eu estava carregando aquela pedra junto com o paciente.

Ia para casa e no percurso ficava pensando e chegava à conclusão de que eu era aquela mão que seca a lágrima, o braço que dá apoio para a subida, a perna que suporte para se levantar... Somos mãos, braços, mente, o que o paciente precisar naquele momento difícil da vida dele. Só que depois temos que voltar às nossas vidas e sermos quem nós somos, pois cada paciente está vivendo o seu processo, o sofrimento dele é dele, nós podemos ajudar, mas as adversidades que ele enfrenta ele precisa resolver e ás vezes uma doença serve para ajudá-lo a perceber o que ele não quer perceber?

Observar o outro nos ajuda a estarmos mais atentos para não cometermos erros semelhantes, o que não nos isenta de cometer erros, mas pelo menos temos alguns exemplos para nos nortear...

Desejo que a enfermagem seja na vida de cada um de vocês mais que uma profissão e um ganha pão...
Que seja um fonte de aprendizado e sabedoria.

Se a enfermagem está na sua vida, é porque você precisa dela!

O encontro entre profissional e o paciente não é uma obra do acaso, mas uma sincronia, esteja sempre atento ao que está acontecendo e qual o convite de aprendizado do dia.

Assim a nossa mole vida no hospital fica mais fácil.

Algo muito maior acontece a todo momento, as situações que nos visitam dizem muito mais do que querem dizer, mas se ficarmos presos ao óbvio não conseguiremos perceber.

Meu recado para você é: "Esteja atento!"

Abraços,

Lady Lucy

Nenhum comentário: