Visualizações

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Enfermagem, adoecimento e autoconhecimento...

Conhece-te a ti mesmo
Oráculo dos Delfos

É preciso auto conhecimento para cuidar do outro.
Digo isto, porque muito cedo fui fazer psicoterapia, porque percebi que estava ficando meio deprimida e não entendia porque. Quando comecei a conversar com a terapeuta, falava o tempo todo do meu trabalho, sobre o a dor de me sentir impotente, de não conseguir salvar a vida do outro.

Eu precisava aprender a reconhecer o que estava sentindo, identificar de onde vinha esta sensação e descobri que não tinha a ver somente com o paciente, era algo meu, mas que na situação de técnica de enfermagem, o que estava dentro de mim veio a tona.

Depois precisei me desidentificar desta sensação e transformar isto em algo melhor e seguir em frente, mas foram surgindo outras questões.

Perceber tudo isto foi essencial para mim, pois houve um tempo que percebi que estava ficando com raiva da enfermagem, tinham dias que não conseguia levantar para trabalhar, ia mal humorada, pegava atestado, não sabia porque não queria mais. Até que decidi-me pela psicoterapia e me ajudou muito a saber o que era e o que não era e hoje estou aqui contando para vocês!

Cuidem-se, antes que este bicho papão venha te pegar!

Mas não tenha medo, é só estar atento, psicólogo não é bicho de sete cabeças. É alguém que se especializou em te ouvir para te compreender e te ajudar a sair do buraco em que você nem sabia que estava se enfiando.

Um forte abraço,

Lady Lucy

Nenhum comentário: