Visualizações

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A arte de fazer Enfermagem


Hoje estava passeando no blog, e relendo meus escritos e olha só que interessante, me emocionei em ler esta mensagem, resolvi postá-la novamente, já que ela foi umas das mais lidas até hoje...

Me emociono com esta mensagem, pois é uma parte da minha vida, que acabo de me despedir com honra e consciência, de que do primeiro ao último dia, procurei sempre fazer o meu melhor, e é isto o que mais importa na arte de fazer enfermagem: "Fazer sempre o seu melhor e oferecer isto ao outro!"

Reverencio mais uma vez meus colegas da enfermagem. Até mesmo aqueles que não umas enroladas, que não trabalham em equipe... Até vocês merecem reverencia, pois cedo ou tarde,você perceberá que a melhor saída e dar o seu melhor, para os seus colegas, para o paciente.


A Arte de fazer Enfermagem

"De vez em quando me ponho a refletir sobre a arte da nossa profissão...
Exerço a Enfermagem há pelo menos 13 anos. Nestes 13 anos passei por muitas provas... Aprendi muita coisa, cresci, me formei enquanto ser humano (visto que entrei na área com 18 anos), sou muito grata a esta profissão que acrescentou tanto à minha vida pessoal, me proporcionou conquistas materiais, é minha fonte de renda e é o maior laboratório da vida que posso ter acesso. No começo sentia muito medo de cometer erros irreparáveis, de não conseguir dar conta do trabalho a mim destinado, muitos medos, porém com o tempo, a experiência me ensinou que eu estava no caminho certo... Experimentamos muito prazer e muito sofrimento, nos doamos inteiramente para o outro, chegando a esquecer de nós mesmos, abstendo-nos de nossas próprias vontades. Ao mesmo tempo assistimos os pacientes melhorando ou pelo menos recebendo todos os cuidados que necessitam para continuarem vivos. Se me perguntarem o que mais gosto em minha profissão, direi que é poder fazer parte da melhora das pessoas que passam pelas minhas mãos... As pessoas maravilhosas que conheço, que passo a fazer parte de suas histórias, ao mesmo tempo em que passam a fazer parte da minha história.
Como a Enfermagem entrou na minha vida? Quando tinha 18 anos, meu pai caiu da lage de casa, do 3º andar, ouvi o barulho de sua cabeça chocando-se contra o chão, e saí correndo, quando o vi caidinho no chão, convulsionando, não sabia o que fazer, fiquei desesperada, me senti tão impotente por não poder fazer nada, minha mãe com sua sabedoria protegeu sua boca para ele não morder a língua e levamos ele às pressas para um pronto socorro. Depois de alguns dias ele teve alta e voltou para casa. Começou a ter muita dor de cabeça, teve um trauma craniano, não diagnosticado e o liquor vinha se acumulando em seu crânio. Enfim... ele teve que fazer uma cirurgia, uma Derivação Ventriculo Peritoneal, eu não sabia o que era isso, só sabia que era uma cirurgia de cabeça e que tinham riscos. Meu mundo desabou neste dia, pensei que meu pai fosse morrer. Minha tristeza foi tão grande, que simplesmente comecei com uma gripe, que se transformou numa pneumonia, ficamos eu e meu pai, internados. Foi uma barra para minha mãe, mas o fato é que na primeira noite no hospital entrou uma senhora no meu quarto, que não me deu boa noite, simplesmente verificou meus sinais vitais e saiu como se não tivesse entrado... a sua forma de proceder muito me chocou, mas devo ser muita grata a esta senhora, pois uma semana depois quando tive alta, resolvi que iria fazer enfermagem, e fiz! Mas com a promessa interna de que jamais trataria ninguém como fui tratada: como se fosse um objeto a ser verificado!

Quando estou com meus pacientes sempre tento dar o melhor de mim, levar uma palavra amiga, oferecer um momento de segurança, conforto e humanidade. Pelas devolutivas que recebo dos pacientes, acho que eles nunca se sentiram assim comigo... Por isto acho que a enfermagem é uma arte, a arte de estar atento a si mesmo, para conseguir estar atento ao outro, destinatário dos nossos cuidados... Enfermagem além de ser uma sequência de procedimentos padronizados e uma ciência, é também a arte de se relacionar, consigo e com o outro..."

E isto aí galera que está entrando, que já está dentro e que com vontade de entrar, enfermagem é um pouquinho de tudo isto aqui. Cada um tem sua história e gostaria muito que quem tiver interesse pudesse me mandar uma história de enfermagem, gostaria de publicá-la em meu blog.

Forte abraço a todos e aguardo suas histórias,

Lady Lucy

A arte de se relacionar consigo e com outro... é uma outra história para outra postagem...

Nenhum comentário: