Visualizações

terça-feira, 24 de abril de 2007

A Dor e o Prazer de Fazer Enfermagem

Hoje uma grande amiga me fez uma pergunta interessante... "Você sabe porque você escolheu enfermagem?"
Esta conversa surgiu no meio de um parque, estavamos fazendo um '"pic nic" e dentre outras coisas, conversavamos sobre a dor e o sofrimento inerentes a esta profissão ...

Respondi a ela que sei porque escolhi enfermagem! Conforme já disse anteriormente, essa escolha foi feita durante um periodo dificil de minha vida, numa internação e aos 18 anos. Eu escolhi a enfermagem e ela me escolheu, através desta situação e internação... As coisas aconteceram de maneira mágica e rápida. O que sempre tive de certeza em minha mente foi que eu jamais trataria alguém como fui tratada na minha primeira noite no hospital: como se eu fosse uma embalagem!
E é por este motivo que eu sei porque escolhi a enfermagem. Gosto de ver nos olhos das pessoas, aquele olhar de quem se sentiu acolhido e compreendido em sua dor, o meu prazer é ser útil a pessoas que naquele momento necessitam de meus cuidados e principalmente de minha atenção. Me fazer humana num momento tão desumano!
A sofrimento que experimento quase sempre está ligado à desumanidade com que os hospitais tratam aqueles que fazem o próprio hospital continuar a existir. Todos os dias somos expostos a cargas excessivas de trabalho, nos estressamos porque temos que dar conta, às vezes os sujeitos, receptores de nosso trabalho, acabam sofrendo com isto, e nós sempre acabamos ficando com a batata quente na mão...

Se você paciente (futuro ou presente), estiver lendo este email, e em algum momento experimentar um certo clima pesado, não destrate o coitado do técnico de enfermagem, ele, em algumas das vezes, não tem culpa, estamos com uma batata quente na mão, e eu confesso que trabalhar equilibrando tal objeto, não é fácil... (risos)

Somos equilibristas, como já dizia Elis Regina, com a letra de João Bosco:
"Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente a esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha
Pode se machucar
Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar"
Apesar de todas nossas dores e prazeres, o show tem que continuar, nossos pacientes precisam de cuidados, e com batata quente ou não, temos que cuidar, e sorrir quando queremos chorar, e chorar frente o imponderável...
Se sei porque faço enfermagem? Sim sei e você sabe?
Até a próxima...

9 comentários:

Unknown disse...

de nada vai adiantar ter paixao por tudo nesse mundo se vc n tiver um relacionamento com deus!!!
n chamo pessoas para serem religiosas,CHAMO PARA SEREM DISCIPULAS DO SENHOR

nda na vida tem sentido sem deus
amo muito enfermagem
mas ela e apenas um pretexto de estar mais proximo de deus!!!

Luciana Silva disse...

Quando falamos de paixão por algo deste mundo, não excluo e não misturo o relacionamento com Deus.
Deus é somente uma nomenclatura para designar aquilo a que não existe nome para nomear, que não pode ser contido. Deus é uma força superior que está presente no Tudo e em Todos, o começo e o fim. Enfermagem é uma arte que nos faz ser mais humanos e porque não nos aproximarmos mais de Deus...

Kleydi Girl disse...

as vezes coloca o nome Deus em coisas que não tem sentindo,e Deus existe sim quem nao acredita vao ver com seus proprios olhos ke Deus existe,nao fala o que vcs nao sabem...e enfermagem é muito bom sim e um ensino de vida que vc aprende conforme o tempo que vc esta ali dentro vendo akelas pessoas ke estaum sofrendo mais saiba ke vc ke esta no hospital fazendo seu trabalho ja e uma solidariedade pq vc ja ta ajudando um paciente a se recuperar de alguma doença ou de algum mal estar,pq em todo tempo que somos enfermeiros ja estamos ajudando.mais temos ke fzr com amor pq nao adianta escolher essa profissao para fazer de kalker jto tem ke fzr com amor,carinho,com cuidado e saber ke akilo ke vc esta fznd algum dia vai ser retribuido mais nao espere,faça pq algum dia vc recebera tudo em dobro mais faça com o sZ pq a melhor coisa e ajudar e amar sua profissao e fazer com gosto.........amoooooooo enfermagem d++++++++ =D

Bruna Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Rosa disse...

pq fico feliz em saber q vou ajuda alguem, mesmo nao conhecendo e nao fazendo parte da minha familia, quero cuidar delles ou melhor ama-lo como se foste uns dos meus familiares,este sentimento de amor ao proximo nos torna mais proximo Deus!
Conheço um caso q aconteceu em Rio grande do sul,um jovem de apenas 25 anos foi estudar medicina na França,em sua ferias resolveu fazer uma visita supressa para seus familiares, seu pai era medico muito famosa na sua regiao, chegando na sua cidade este jovem sofreu um acidente, levaram ele para pronto socorro de ermegencia mais nao puderan ficar com elle la pois estava perdendo muito sangue o corte foi profundo na cabeça, mandaram elle para hospital e chegando la nao tinha medico q pudesse operar aquelle jovem naquelle momento entao ligaram para o medico q fazia aquela cirugia, e elles cobrou R$6.000para opera aquelle jovem sem saber q era seu filho, casso era grave e o medico nao atendeu e o jovem acabou morrendo, depois de horas o medico descobriu q aquelle jovens q tinha morrido era seu unico filho e elle sem saber quem era nao atendeu, este medico hoje esta enternado em uma clinica psiquiatra ficou louco, entao medicos,enfermeiros tecnicos cuidar bem do seu proximo como se estivesse cuidado alquem da sua familia ame pq a palavra Deus dis ame ao proximo como a si mesmo este foi uns dos dez mandamento q o senhor Jesus deixou para nossa meditaçao!!!!

Luciana Silva disse...

A Enfermagem é uma obra divina, nos dá um sentido na vida, nunca aprendi tanto na minha vida como na enfermagem. Viveria tudo novamente.

luan disse...

Também amo a enfermagem,tenho certeza de que vou ser um bom enfermeiro.

Luciana Silva disse...

Quando desejamos com o coração sermos na nossa escolha, não tem como não atingirmos o resultado da excelência. Boa sorte Luan!

Em busca de um sonho disse...

*-* pretendo fazer enfermagem mas naum vou ficar no brasil pretendo ir p/ o québec (Canada).
Haaa só uma coisa,ñ acho legal ficar discutindo sobre a existencia ou ñ de Deus acho isso muito particular,cada um tem seu ponto de vista então melhor é comentar apenas sobre oq o blog fala q é a enfermagem. Acredito que de fato a enfermagem é uma maneira de tratar o proximo como vc gostaria de ser tratado. Bjs