Visualizações

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A dor e o Prazer de fazer enfermagem III


Para muitos a enfermagem é vista como uma "sub-profissão". Lembro-me uma vez há alguns anos atrás em que cuidei de uma paciente, uma autêntica cigana. Dei-lhe banho, sequei seu corpo, ajudei ela a se vestir. E quando  saímos do banheiro, ela me disse: "Agora você lava minha calcinha!"
Fiquei processando por alguns segundos aquela ordem, até que minha indignação, educadamente, processou uma resposta: "Senhora, eu colocarei sua calcinha num saco plástico, e a senhora entrega para que sua família providencie a lavagem!".
Ah, me senti tão leve depois que dei-lhe esta resposta, minha alma libertou-se novamente!

Não somos serviçais, com todo respeito aos serviçais, mas estudamos, temos a vida do outro como responsabilidade nas nossas mãos, não podemos ser reduzidos a algo que não somos.

Somos Profissionais de Saúde, Somos Enfermagem, somos os primeiros que devem aprender a se valorizar, a se fazer respeitar.
Se não fizermos este percurso e não tivermos clareza do que e de quem somos, seremos com certeza atropelados. Nunca se deixem ser desrespeitados pelas confusões das pessoas com relação ao nosso trabalho. 
Os nossos pacientes podem até não saber dos nossos limites, mas nós precisamos ter esta clareza do que estamos fazendo no hospital.

Assim sendo quando for escolher esta profissão saiba quais são as suas motivações, o que você quer, porque está escolhendo, como quer ser tratado, como quer tratar, estabeleça limites, propósitos, tenha sua própria visão.

Fazer enfermagem deve ser um prazer apesar de todos os nossos dissabores, quando lidamos com um doente, muitas vezes lidamos também com seu lado mais cruel, que vem a tona num momento de vulnerabilidade. Muitos ficam cruéis, maldosos, a família fala que não reconhece aquele lado dele, muitos ficam manhosos, porque estão vulneráveis, este lado mais frágil também vem a tona, e devemos estar atentos para tudo isto.

Quem vai fazer enfermagem pensando somente no retorno financeiro é fadado a se dar mal, visto que, não há dinheiro que pague por tudo isto!
Nossas vivências vão além de um simples trabalho, tem a ver com oque somos, com nossos valores, com nossa humanidade.

Caro colega da enfermagem que a sua estadia nesta profissão seja como manter um jardim, você cuidará das flores, retirará as ervas daninhas, dará o seu melhor para as suas criaturinhas, muitas vingarão e crescerão lindas e outras morrerão. Não é só a planta que está sendo recebendo algo, o jardineiro também está sendo transformado pela relação com as flores.

Grande abraço,
Luciana Maria

Nenhum comentário: